Terapia de Casal ou Familiar

Costumo dizer que sou um verdadeiro Cupido, ou não fosse o Amor e o Bem querer o objectivo de todas as coisas. E se existe algo que me deixa feliz será o desafio “onde será que a relação se perdeu? “ e ajudar a resgatá-la.

consultorio-macroproject-eunice-van-uden.jpg

Esta consulta espelha e sustenta as dificuldades relacionais entre o casal ou família. Reúne um conjunto de técnicas bastante assertivas e diretas, consoante as mudanças que possam vir a ser evocadas, nas mais variadas dimensões da relação, com o foco de alcançar os resultados esperados.

“Se existe Amor tudo se soluciona. Onde existe Amor,
encontra-se Luz e tudo é passível de renascer.”

Entre uma relação a dois ou familiar são várias as questões desencadeadoras de conflito. Problemas de comunicação, distância ou falta de intimidade, relacionamentos extraconjugais, expectativas e ilusões em relação ao outro ou relação, organização e rotinas, são exemplos naturais e comuns no curso de uma relação.

macroproject-psicologia-4.jpg

“Já não aguento mais, passamos a vida a discutir”. 

“Não sei se ainda o amo.” 

“Suspeito que ela anda a falar com outros homens”. 

“Ando com outro e não sei o que fazer. Acho que amo os dois.”

Em alguma fase da vida da relação, precipitam-se este tipo de desafios de difícil gestão que provocam stress ou ameaçam a dinâmica da mesma e a torna mais complexa de harmonizar.

 

“A comunicação é a respiração da relação”

Para uma comunicação suficientemente eficaz é imprescindível fortalecer a saúde emocional de cada um e assim conseguir uma maior conexão com as pessoas que mais amamos na vida. Encontrar o caminho que leva à verdadeira união entre dois seres ou à harmonia familiar é, talvez, uma das missões mais bonitas e inspiradoras que o psicoterapeuta pode empreender.

macroproject-psicologia-3.jpg

Inicialmente, é comum existir alguma resistência ao processo terapêutico por parte de um dos cônjuges ou elemento da relação, porém com o decorrer do trabalho de abertura interior e confiança, desenvolve-se uma maior motivação e entrega.

Arrisco-me a dizer que fazer terapia de casal ou familiar é um enorme privilégio que só passado algumas sessões se sentem os benefícios diretos e realmente eficazes.

Costumo dizer que há vezes que só um terceiro elemento exterior à relação (psicoterapeuta) consegue espelhar as razões reais e profundas do conflito e impulsionar a sua evolução.

 
 

“Estar numa relação é expandir o
nosso Eu com o outro.
Sem o outro seremos sempre menos”.