Depressão

HV9A6445.jpg

Apelidada de "mãe de todas as doenças mentais” é uma patologia bastante comum.

Pode ser oriunda de um mau ambiente familiar na infância que impediu um desenvolvimento saudável da personalidade, carimbando uma baixa auto-estima e maior vulnerabilidade à depressão quando, mais tarde, ocorre uma perda física ou psíquica. Pode, também, ser herdada geneticamente, mais do âmbito bipolar.

Depressão é o resultado de uma incapacidade de exprimir hostilidade e agressividade de tal forma que estas emoções são redirecionadas para o interior do indivíduo produzindo auto-reprovação e culpa.

Existem vários tipos de depressão que variam entre grave, ligeira, reactiva, sazonal e até mascarada. Nem todos estarão conscientes de se sentirem deprimidos.

É uma melancolia. Um mau estar acompanhado de tristeza e abatimento geral. Um agir ao relanti. Um desânimo e desinteresse pela vida.

Aqui entra um humor disfórico, ansiedade, culpa, pessimismo e desamparo. Ficam diminuídos o poder de decisão, a energia, o interesse, a concentração, eficiência e o desempenho sexual. O sono e o apetite também ficam perturbados e podem ocorrer outros sintomas somáticos.

Há uma perda do prazer de viver.

Anterior
Anterior

Trauma

Próximo
Próximo

Stress