Fobias

HV9A6303.jpg
 

São transtornos de ansiedade caracterizados por um sentimento de perigo iminente, tensão, desânimo e por uma excitação do sistema nervoso simpático.

Manifestam-se por um medo excessivo ou absurdo de uma situação ou objecto específico, controlado através de uma evitação permanente. É uma resposta exagerada ao stress- ansiedade intensa.

Quem sofre de fobia sabe que a sua angústia não é proporcional ao perigo, porém sente-se impotente para controlar tal sentimento.

Só se considera doença fóbica quando são destrutivas ou incapacitantes.

As fobias estão associadas a uma enorme variedade de estímulos tais como: alturas, espaços abertos ou fechados, multidões, solidão, dor, sangue, escuro, doenças, ridículo, animais, incêndios e por aí fora.

Enquadram-se em 3 categorias: 

  • Agorafobia que envolve o medo de sair de casa, visitar lojas, usar transportes públicos.

  • Fobia Social inclui uma variedade de medos que implicam ansiedade por estar em contacto com outros, imaginando que serão expostos à crítica ou desaprovação dos outros. Pode revelar-se através do medo do palco, falar em público e etc.

  • Fobias Simples, são fobias específicas. Numa ansiedade focada num estímulo simples tal como, medo de altura, andar de avião, aranhas, gatos, etc.

Anterior
Anterior

Stress

Próximo
Próximo

Ansiedade